Tipos de Pisadas

Tipos-de-Pisada

O melhor sapato para seu pé?
Nem salto alto e nem sapatilha: cada tipo de pé precisa de um tipo de calçado. Descubra qual é o seu tipo de pé.
Calos, bolhas, cãibras a até dores que você sente nos joelhos. Tudo isso e muito mais pode ser resultado daquele salto alto que você não tira do pé ou daquela sapatilha baixinha, nota zero no quesito amortecimento. O ortopedista do Hospital Samaritano de São Pauo, Marcio Freitas, é categórico quando afirma que “boa parte das lesões dos pés está associada ao uso incorreto de sapatos”.
E o pior: pode até ser que você use sapatos confortáveis e macios, mas talvez eles não sejam o modelo mais adequado para o seu pé. Sim você leu tipo de pé.
Acontece que cada um de nós tem o próprio estilo de arco ou curvatura do pé. O tipo de pisada também varia, porque cada um tem a sua. Isso tudo combinado resulta em três tipos de pé: o pé com pisada da supinada e arco alto, o que tem pisada pronada com arco baixo e aquele de pisada neutra com arco normal.
Descubra em qual categoria seus pés se encaixam para poder comprar os sapatos certos e evitar aqueles problemas que são, no minimo, bem chatos. Aprenda também alguns exercícios bacanas para a saúde dos pés, além dos mitos e verdades sobre o uso do salto alto. Seus pés merecem carinho!
Espie sua pegada na areia
Espie sua pegada na areia

Supinada – Pisada Dura:
Aqui a curvatura de pé é mais alta. A marca deixada na areia mostra apenas o calcanhar e a lateral dos pés. “Quem tem este tipo de pisada anda com uma pequena área dos pés”, explica o especialista. Segundo os especialistas, está pisada precisa ser amortecida com calçados flexíveis.
Calçado Ideal Confortável. Se precisar, use palmilhas. Excolha tênis com bom sistema de amortecimento (Com Molas). Até salto fino dá para usar. O especialista diz que ” a pisada dá estabilidade” mas faz uma ressalva: os dedos ficarão sobrecarregados.

Neutra – O melhor tipo

Eis aqui o tipo ideal de pisada. O pé que tem pisada neutra possui uma curvatura normal significa que, na areia, ficam marcados calcanhar, lateral e dedos. “É o melhor tipo de pisada, pois não é rígida nem flexível demais, é o meio-termo”, dizem os especialistas.
Calçado Ideal Não há restrições na hora de escolher. Opte pelos mais confortáveis, incluindo os saltos. Se você se sentir bem com um salto fino, por exemplo! O tênis deve ajudar a amortecer e a estabilizar a pisada sem ênfase em nenhuma das duas funções.

Pronada – Parece um Carimbo

Quem tem esse tipo de pisada possui o arco do pé baixo, ou seja, plano. Na areia, sua pegada parece mais um carimbo: é fiel ao seu pé! Ficam marcados calcanhar, meio do pé, lateral e dedos. Ao contrário da pisada supinada, esta é mais flexível e menos rígida, dura.

Calçado Ideal procure sapatos que proporcionem estabilidade ao andar. ” Se for usar saltos, opte pelos quadrados, largos. Se tiver plataforma, melhor ainda”, explica o ortopedista. O tênis deve ser rígido e seus pés devem ficar bem encaixados nele, estável.

Espero que tenha ajudado com essas informações. Bjs!

 

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s